segunda-feira, 28 de abril de 2008
Ecoturismo
Visando a salvaguarda dum vasto património natural, que constitui uma raridade a nível mundial, foi criado, em 1982, o Parque Natural da Madeira, parque classificado como Reserva Biogenética, na qual pode ser encontrada uma flora e fauna únicas.
Remonta ao século XVII o desejo de dotar a Madeira de um Jardim Botânico, o que se concretizou em 1960.
O Jardim Botânico da Madeira, localiza-se a 3 km do centro do Funchal, na encosta sul de um vale que reúne condições excepcionais para a criação e manutenção de uma exuberante vegetação.
É na exuberância da paisagem que se encontra um dos maiores atractivos turísticos da ilha da Madeira. A sua luxuriante vegetação, cuja floresta indígena foi reconhecida como Património Natural Mundial certamente o irá fascinar.
O quadro agrícola da Madeira resulta da construção, desde há séculos, dos milhares de poios ou socalcos que sobem as encostas desde o mar até à serra. Vencendo a orografia da Ilha da Madeira, com a construção de muros de suporte, que sustentam os socalcos e, dominando a água com a construção engenhosa das "levadas", o madeirense edificou um verdadeiro monumento que vale a pena ser contemplado.
Festa da Flor
| ||
Na véspera do cortejo da flor reúnem-se milhares de crianças na Praça do Município, onde vão depositar uma flor, para construir o chamado ‘Muro da Esperança’. |
Animação Nocturna
Depois de um dia bem preenchido, nada como descontrair na noite madeirense. O famoso Vinho da Madeira saboreado ao pôr-do-sol, é a melhor forma de acabar o dia e preparar a noite. A cerveja e os refrigerantes locais, em especial os refrescos de maracujá, são muito apreciados. As bebidas típicas, como a "Poncha" e suas muitas variedades, bem como a "Nikita" ou o "Pé de Cabra", são alternativas para começar a noite num dos bares especialistas. | |
Localidades
O clima
Localização
Conhecer o Arquipélago
A simpatia constitui o atributo principal das gentes deste arquipélago, cuja beleza natural e o clima ameno se apresentam como os seus principais atractivos.
Mas as ilhas significam, hoje, um local a curta distância da Europa, que permite ao visitante conciliar férias na praia, na montanha ou na cidade.
As ilhas da Madeira e do Porto Santo afiguram-se como o local ideal para relaxar e encontrar o equilíbrio da mente e do corpo necessários para enfrentar o ritmo do dia-a-dia.